21 apps para quem quer ser mais inteligente!

tecnologia vem avançando de uma maneira muito rápida, criando inúmeras possibilidades, tanto para atender demandas profissionais, quanto as pessoais, que na maioria dos casos envolvem o entretenimento. Uma delas é o surgimento dos aplicativos para estimular o cérebro.

O fato é que hoje em dia, um celular serve para realizar muitas tarefas, que vão muito além de fazer e receber ligações. Os smartphones já permitem a instalação de uma série de aplicativos com diversas funções com o objetivo de auxiliar a vida das pessoas em diferentes aspectos.

Um desses aspectos pode ser a prática da ginástica cerebral, que é muito útil para melhorar a memória, bem como desenvolver o raciocínio lógico. Ainda mais em tempos em que há uma certa crítica em relação ao uso do celular para atividades que não agregam em nada e não são produtivas.

Então, para que você não perca mais tempo navegando no seu celular e possa utilizá-lo de forma mais produtiva, criamos uma lista com 21 aplicativos que existem para estimular o cérebro. Confira:

Yellow e Red
O primeiro dos aplicativos para estimular o cérebro que vamos apresentar na verdade são 2: O Yellow e o Red. Esses aplicativos possuem 50 enigmas de cada cor (vermelho e amarelo) e possui o objetivo de pintar toda a tela da cor escolhida. Ou seja, a cada resolução de enigma bem sucedida, um pedaço da tela é pintado.

O seu grande diferencial é que o nível de dificuldade é aleatório, ou seja, um enigma pode ser fácil de resolver, mas o próximo nem tão fácil assim. Além disso, a interface dos jogos são minimalistas o que ajuda a manter o foco de quem está jogando.

Eles podem ser encontrados tanto para Android, quanto para iOS.

Cubo Mágico 3D

O Cubo mágico 3D simula no celular a conhecida brincadeira de resolver o desafio do cubo mágico. É inquestionável o quanto esse tipo de exercício ajuda no desenvolvimento do cérebro e no raciocínio lógico.

Saiba que nele, é possível escolher qual o tamanho do cubo que deseja resolver, desde cubos de 2x2x2 até os que são de 8x8x8. O jogo começará com as cores embaralhadas e o seu desafio será juntar os blocos para formar as faces com a mesma cor.

O cubo mágico está disponível tanto para iOS, quanto para Android.


Quick Brain

O Quick Brain é mais um dos aplicativos para estimular o cérebro que merecem ser destacados aqui. Esse aplicativo desenvolve o raciocínio lógico por meio da matemática, levando também o desenvolvimento de habilidades nessa área.

A sua proposta é que sejam resolvidas tarefas matemáticas — adição, subtração, divisão e multiplicação — o mais rápido possível. Um dos atrativos do aplicativo é que o tempo de resposta é limitado, o que estimula a mente a trabalhar muito mais rápido, buscando ter mais eficiência.

É possível encontrar o Quick Brain para Android iOS.


Genius

O Genius é um famoso jogo de memória que foi criado na década de 80 e ganhou uma popularidade muito grande. Basicamente ele fornecerá uma sequência de cores para que o usuário possa indicar a mesma sequência segundos depois. A cada nível que passa, a sequência de cores fica mais longa e mais rápida.

Esse jogo é ótimo para estimular a memória a qualquer momento, mas principalmente no período da manhã em que o cérebro ainda está descansado e precisa começar as suas atividades.

É possível encontrar uma variedade de aplicativos tanto para Android, quanto para iOS.


Fit Brains Trainer

Um dos aplicativos mais famosos no que diz respeito a servir de exercício para o cérebro é o Fit Brains Trainer. Ele oferece 6 tipos de jogos que podem ser jogados em 3 diferentes níveis de dificuldade.

É considerado um jogo completo pois estimula diferentes áreas, tais como foco, raciocínio, memória, velocidade e muitas outras. O aplicativo também mostra o avanço de cada jogador, bem como compara a sua performance com pessoas do mesmo sexo e idade. Está disponível para iOS e Android.


Contre Jour

Esse aplicativo foi criado no estilo puzzle e possui uma proposta bem diferente de outros jogos tradicionais. Ao invés de controlar o protagonista, a proposta é que você seja o responsável por criar alterações no cenário para que o personagem consiga alcançar os diversos elementos que estão nele.

Além disso, o aplicativo possui uma parte visual e sonora muito boa que ajuda a prender a atenção do usuário. Ele está disponível para AndroidiOS Windows Phone.


Glean

Glean é um aplicativo simples, mas muito eficiente no que diz respeito a estimular o cérebro. Nesse jogo, seu objetivo será desenhar um caminho na tela do celular a partir de um ponto inicial para coletar todos os elementos presentes no cenário, sem tirar o dedo da tela.

Pode parecer fácil, mas nem sempre será assim. Você pode encontrar o Glean tanto no iOS,quanto no Windows Phone.


Flow Free: Bridge

O Flow Free: Bridge é mais um jogo desafiador, que ajuda a estimular o cérebro. A sua proposta é que o jogador conecte os tubos da mesma cor entre si. Ele pode até parecer fácil no início, porém conforme a quantidade de peças aumenta, vai ficando tudo mais complicado, podendo chegar a mais de 500 peças.

O aplicativo está disponível para Windows Phone, Android iOS.


TrainBrain

O TrainBrain é mais um aplicativo matemático que estimula a aprimorar os reflexos por meio de cálculos que devem ser feitos com agilidade. Além de estimular o cérebro, o jogo poderá ajudar a melhorar o seu raciocínio ao lidar com qualquer atividade que envolva operações matemáticas.

O aplicativo está disponível somente para Windows Phone.


Brain Test Age

A proposta desse aplicativo é a realização de algumas atividades que vão ajudar a aprimorar a sua memória e curto prazo. Saiba que essas atividades podem melhorar muito a sua capacidade de recordar de eventos recentes.

Ao fim, o jogo emite também um relatório que indicará qual é a sua idade mental. É possível encontrá-lo tanto para iOS, quanto para Android.


Little Things Forever

O Little Things Forever ajuda a desenvolver o foco, concentração e atenção com a proposta de encontrar pequenos detalhes em cenários amplos e exagerados. Na prática será fornecido uma imagem cheia de coisas e o seu objetivo será selecionar alguns itens específicos.

É possível encontrá-lo tanto para iOS, quanto para Android.


CogniFit Brain Fitness

A proposta desse aplicativo é oferecer um conjunto de recursos para “malhar” o cérebro, mantendo-o sempre em atividade. O legal é que ele é bem parecido com um treino de academia, pois o aplicativo preparará um treino específico para você tirar o melhor proveito da variedade de jogos disponíveis.

É possível encontrá-lo em iOS e também em uma versão web.


Monument Valley

Esse jogo possui um apelo visual muito diferente dos outros. Além de desenvolver o cérebro, ele trabalha com diferentes perspectivas, propondo a resolução de inúmeros quebra-cabeças extremamente desafiadores.

É ótimo para colocar a cabeça para funcionar. Você pode encontrá-lo tanto para iOS, quanto para Android.


MatchUp

Um ótimo aplicativo para exercitar a memória é o MatchUp. O seu objetivo é combinar pares de cartas com o mínimo de tentativas possíveis e, para que isso seja possível, será preciso desenvolver as suas habilidades de memorização.

Você poderá começar com níveis mais fáceis e ir caminhando até os mais desafiadores. Esse jogo está disponível somente para Android.


Apparatus

Um jogo que combina liberdade com estímulos para o cérebro é o Apparatus. A sua proposta é que o usuário monte estruturas simples para colocar objetos circulares em movimento em diferentes estágios.

É um jogo muito bom para desenvolver o lado estratégico do cérebro em prática, testando a sua eficiência. É possível encontrá-lo em sua versão Android.


Threes!

Threes! é um aplicativo que parece complexo mas não é. O seu objetivo é fazer pares numéricos, ou seja, ao juntar números iguais, estes são somados e viram um só, que deverá ser juntado com outro seguindo a mesma lógica.

Esse é mais um aplicativo que ajuda a desenvolver o raciocínio matemático também. É possível encontrá-lo em iOS Android.


Lumosity

Um dos aplicativos mais populares do Iphone é o Lumosity. Esse aplicativo foi desenvolvida por neurocientistas com a proposta de disponibilizar atividades diárias para que seja possível colocar o cérebro para funcionar.

O aplicativo ajudará a aprimorar diversas funções do cérebro. Ele está disponível somente para iOS.


100 Logic Games - Time Killers

Assim como já diz o nome, esse aplicativo disponibiliza 100 tipos de exercícios mentais diferentes para ajudar qualquer um a colocar o seu cérebro para funcionar. Além disso, o jogo disponibiliza uma variedade enorme de desafios juntamente com um ranking mundial para fazer a comparação com os melhores do jogo.

Disponível apenas para iOS.


Peak
Outro aplicativo que possui uma grande variedade de jogos é o Peak. Com ele, é possível escolher qual habilidade deseja desenvolver: Dentre elas foco, memória, solução de problemas, agilidade e até a linguagem.

Um dos seus diferenciais é oferecer uma análise detalhada do desempenho do jogador com recursos de mapas cerebrais e visualizações de dados e gráficos. É possível encontrá-lo tanto no Android, quanto no iOS.


Elevate

O Elevate é outro aplicativo que tem como foco a melhoria das habilidades matemáticas. Além disso, há o desenvolvimento da memória, bem como a concentração do usuário. Ainda há o bônus de treinar o inglês, visto que o aplicativo está disponível somente nesse idioma.

É possível encontrá-lo somente em sua versão Android.


Memrise

Por fim, trazemos aqui o Memrise que é um aplicativo com foco no aprendizado de idiomas. Ele possui uma técnica avançada que permite ao cérebro a aprender até a 44 palavras por hora. Além disso, oferece metas de aprendizado que são personalizadas para cada usuário.

O aplicativo está disponível tanto para Android, quanto para iOS.


Gostou de conhecer esses aplicativos para estimular o cérebro? Então, compartilhe esse conteúdo com seus amigos das redes sociais


O Ahead Coworking está situado na cidade de Apucarana Paraná e disponibiliza a locação de espaços compartilhados como sala de atendimento, reunião, auditório para cursos, palestras e workshops e estações rotativas de trabalho (workstation), além de serviços de escritório virtual. Fazemos parte do ecossistema de inovação da cidade, conectados as instituições de ensino superior e projetos de empreendedorismo e iniciativas de responsabilidade social.

Esse texto foi originalmente publicado por saiadolugar.com.

Navegah

Preencha seus dados para se conectar à nossa rede
e você já garante seu primeiro uso, por conta da casa

* Escolha Sua:



*Válido uma única vez por CPF a fim de promover a atividade empresarial a que está vinculado. Para atividade coletivas, será considerado Experiência Ahead apenas o primeiro uso de uma determinada empresa ou equipe, sendo desconsiderados cadastros subsequentes de demais membros da empresa ou equipe que visem obter usos gratuitos para o mesmo locador.