7 hábitos financeiros para um futuro extraordinário

1. REALIDADE ATUAL: COMO ESTÁ SUA VIDA HOJE; QUANTO VOCÊ GANHA? QUANTO VOCÊ GASTA?


Anote tudo em uma planilha; tenha coragem e gaste um tempo consigo mesmo. Pode ser em um caderno, planilha ou até mesmo em um aplicativo.

Quando você começar a anotar todos os seus gastos, analise se todos eles são realmente necessários. Caso esteja gastando mais do que ganha, questione-se sobre o que você pode negociar agora para evitar pagamentos de juros.

2. COMO É SEU PADRÃO DE VIDA HOJE? SEU PADRÃO DE VIDA ESTÁ CONDIZENTE COM SEUS GANHOS?


Muitas vezes o status ou falta de controles em compras desnecessárias pode estar mantendo você em uma eterna “corrida dos ratos”, ou seja, você trabalha muito e não chega a lugar algum.

3. CARTÃO DE CRÉDITO: SEU AMIGO OU INIMIGO?


As facilidades de compras por meio do cartão de crédito têm levado muitos a endividamentos. Contudo, se você o usa de forma consciente, pagando-o na data prevista, ele pode até ser seu aliado, pois lhe ajuda no planejamento dos gastos em uma única data. Muitas vezes usamos o cartão para satisfazer uma necessidade que até poderíamos esperar, mas as facilidades de parcelamento habitualmente criam desejos, o que muitas vezes traz também muita dor de cabeça. Por isso sempre se pergunte: realmente preciso agora disso ou posso esperar para comprar à vista em outro momento?

4. NEGOCIAR AS DIVIDAS EM ATRASO.


Atualmente existe uma média muito grande de pessoas que estão endividadas e já assumiram não conseguir quitar tais dívidas: “devo não nego, pago quando puder”. Sendo assim, é necessário enumerar todas as dívidas em atraso, negociando pagamentos dentro de suas possibilidades.

O mais importante neste momento é que você tenha consciência o que o levou a esta situação; foram coisas necessárias? Sem esta consciência e mudanças de hábitos, você corre o risco de quitas as dívidas e novamente cair em armadilhas semelhantes, ou seja, continuará mantendo-se na eterna “corrida dos ratos”

5. POUPAR PARA O FUTURO: QUAIS SEUS PROJETOS PARA O FUTURO?
APOSENTADORIA?


Estudos mostram crises em nosso sistema previdenciário, logo é preciso se questionar: mesmo que você se aposente, o valor vai ser suficiente para ter suas necessidades básicas mantidas?

Pensar no futuro é uma atividade que você precisa começar hoje, fazendo uma reserva todos os meses para isso. Evidentemente, em sua planilha de gastos mensais você precisará reservar um valor para essa aposentadoria, porém nunca deixe para fazer isso após os pagamentos de suas contas; lembre-se primeiro dessa necessidade futura e pague-a.

6. EQUILÍBRIO NA VIDA


Dinheiro é bom e as vantagens de ter uma boa renda financeira são inúmeras, mas não é tudo. É preciso planejar tempo com a família, reservar um valor dos ganhos para férias, tempo para os filhos, pai, mãe, esposa é ótimo e ajuda a todos no comprometimento dos gastos. Dessa forma, discuta com a família o que é prioridade, corte os supérfluos e façam planos juntos.

7. INVISTA EM VOCÊ: DE NADA ADIANTA TER DINHEIRO E NÃO TER SAÚDE.


Faca exercícios físicos, cuide de sua alimentação. Caso falte dinheiro para ir à academia, negocie, busque algo mais compatível com sua realidade, ou mesmo faça caminhadas, contudo não use desculpas para deixar de lado sua saúde.

Invista também em conhecimento; quantos livros da sua área você está lendo no ano? Quais foram os cursos que você realizou? Além de conhecimento e crescimento pessoal, esse investimento pode lhe ajudar a buscar uma melhor renda financeira.

Navegah

Preencha seus dados para se conectar à nossa rede
e você já garante seu primeiro uso, por conta da casa

* Escolha Sua:



*Válido uma única vez por CPF a fim de promover a atividade empresarial a que está vinculado. Para atividade coletivas, será considerado Experiência Ahead apenas o primeiro uso de uma determinada empresa ou equipe, sendo desconsiderados cadastros subsequentes de demais membros da empresa ou equipe que visem obter usos gratuitos para o mesmo locador.