A importância da Identidade Visual

Você pode estar pensando: 'Meu diferencial é/seria/será a qualidade e o atendimento'.

Sim, isso é muito importante. Mas como se diferenciar além disso e transmitir isso a quem nunca usufruiu de seu atendimento e produto/evento/marca?

Pois bem, os valores, o estilo e toda a unicidade do seu produto, evento ou marca, podem, e devem, ser transmitidos através da Identidade Visual.

O que é identidade visual?

"É um componente fundamental para sua empresa. É através dela que você irá transmitir e expressar os valores, estilo e a sua essência. Seu negócio é único no mundo e todos os clientes, fornecedores, concorrentes e parceiros precisam saber como e porquê ele existe.

Uma identidade clara e adequada atrai quem precisa de você. Com ela você promove vendas, e deixa sua empresa gravada na cabeça dos clientes. A marca resume visualmente os atributos que fazem sua empresa ser única".

Ela é a representação gráfica da Identidade Empresarial ou Identidade Corporativa. Que por sua vez, foi fundada em 1908, pelo alemão Peter Behrens, a serviço da AEG.

O que é Identidade Empresarial?

"Pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial e diferenciada. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência". Ou seja, é o que define quem a empresa é.

Quais são os elementos que compõem a Identidade Visual?

1. Nome: É o indicador essencial da marca. E deve ser: 

  • Inconfundível;
  • Possuir associações úteis e relevantes;
  • Não possuir más associações;
  • Ser útil na criação do Logotipo;
  • Poder ser protegido legalmente;
  • Ser de fácil memorização.


2. Tipologia: Deve fugir das fontes comuns, escolher uma que possua personalidade e seja de fácil entendimento.

3. Logotipo: É um conjunto formado por duas ou mais letras fundidas em um só tipo, compondo uma sigla única que identifique a marca.

4. Símbolo: É um sinal gráfico no qual representa a companhia.

5. Marca: É o principal elemento da identidade visual. Formada pela união do logotipo com o símbolo, é o elemento que possibilitará com que a empresa seja identificada em qualquer lugar. Características da marca:

  • Originalidade;
  • Contemporaneidade;
  • Lembrança;
  • Legibilidade.


6. Cores: A cor escolhida "deve ser capaz de transmitir uma determinada mensagem, além de gerar uma resposta emocional aos clientes e seu público" em geral. Cada cor possui um significado diferente, por exemplo: o Branco significa paz, pureza, limpeza, tranquilidade e bem-estar.

7. Mascote: É uma pessoa, animal ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, empresa ou evento.

8. Slogan ou Frase de Efeito: É uma frase de fácil memorização que resume e identifica as características de um produto ou serviço, gera valor próprio, resiste ao tempo e é sinônimo de expressões populares.

9. Garoto-Propaganda: Sujeito que expõe produtos específicos de forma publicitária, destacando a relevância dos mesmos, o público alvo.

8 Passos para criar a Identidade Visual!

O conferencista na Universidade da Carolina do Norte e ex-executivo de marketing da IBM e da Lenovo, Mark Mcneilly, listou os oito princípios fundamentais para a criação de uma identidade visual:

1. Perceber que marca e design são inseparáveis. Quando você cria uma marca, a intenção é que ela provoque uma reação forte no público, que passe a reconhecê-la de imediato. Se você conseguir que duas ou mais pessoas tenham a mesma reação, é sinal de que a sua marca tem força. Em muitos casos, essa reação do público está diretamente relacionada ao design. Então, pare de separar as coisas: para todos os efeitos, design e marca são exatamente a mesma coisa.

2. Já que design e marca são a mesma coisa, passe a integrar completamente os dois conceitos. A essência da sua marca tem que estar no design, sempre. Tudo que a Apple representa para o mundo está representando no design de seus produtos. Se você tirar o logo de um BMW, ainda vai saber que é um BMW.

3. Lembre-se: para criar uma identidade visual forte, você precisa estabelecer uma relação emocional com as pessoas. Essa é, em grande parte, a função dos designers. Eles têm que incorporar os valores e objetivos da companhia, e daí transformá-los de maneira a criar uma conexão com o consumidor.

4. O design tem que fazer parte da estratégia da empresa desde o começo. Não é o caso de montar o negócio e só depois pensar no design. Você tem que levar em conta a identidade visual no momento em que escreve o plano de negócio. A marca da Samsung só ficou poderosa depois que o design virou uma prioridade.

5. Chame os designers a participar das reuniões e acompanhar os processos de decisão da empresa. Bons designers sabem fazer as perguntas certas para criar soluções inovadoras. Quem sabe eles não estimulam a inovação nos outros funcionários?

6. Simplicidade é a chave. Nada de incentivar os designers a terem ideias cada vez mais mirabolantes. Quanto mais simples e mais conectadas com a essência da empresa, melhor.

7. Use o design para reinventar continuamente a marca. Mesmo que tenha achado soluções interessantes para compor a identidade visual, saiba que seu trabalho não terminou. Hoje, as marcas precisam se reinventar o tempo todo. O melhor exemplo talvez seja o Google, que muda o seu logo constantemente, para adequá-lo a ocasiões especiais.

8. Sua marca pode fazer diferença no mundo, encorajando as pessoas a se envolverem com questõs sociais e ambientais. E o design pode ser parte disso. Se o seu time conseguir criar um visual que torne o tema da sutentabilidade acessível e divertido, você terá meio caminho andado.

O Ahead Coworking está situado na cidade de Apucarana Paraná e disponibiliza a locação de espaços compartilhados como sala de atendimento, reunião, auditório para cursos, palestras e workshops e estações rotativas de trabalho (workstation), além de serviços de escritório virtual. Fazemos parte do ecossistema de inovação da cidade, conectados as instituições de ensino superior e projetos de empreendedorismo e iniciativas de responsabilidade social.

Essa matéria foi originalmente postada pelo site administradores.com.

Navegah

Preencha seus dados para se conectar à nossa rede
e você já garante seu primeiro uso, por conta da casa

* Escolha Sua:



*Válido uma única vez por CPF a fim de promover a atividade empresarial a que está vinculado. Para atividade coletivas, será considerado Experiência Ahead apenas o primeiro uso de uma determinada empresa ou equipe, sendo desconsiderados cadastros subsequentes de demais membros da empresa ou equipe que visem obter usos gratuitos para o mesmo locador.