Sou autônomo, e agora?

O sonho de empreender por conta própria vem acompanhado por uma dezena de desafios. Abrir mão de salário fixo para mergulhar em um universo onde tudo depende de você não é uma decisão simples, muito menos um processo tranquilo. Gestão do tempo, acúmulo de funções e controle financeiro sem receita fixa são algumas das questões que merecem reflexão por parte dos empreendedores.

Quando o cenário externo passa a ser totalmente incerto, a manutenção da sustentabilidade é posta em cheque. Então como agir ou (re)agir? Tenho discutido diariamente com meus clientes sobre estratégias para enfrentar a crise desencadeada pelo corona vírus. Algo que é recorrente, independente do segmento de atuação, é a necessidade de reinvenção e de readequação de processos de trabalho. Não digo isso somente para enfrentar o período mais conturbado, digo isso para ganhar fôlego e se tornar mais competitivo.

Enquanto muitos estão preocupados com a manutenção das portas abertas, tenho incentivado que o planejamento seja seguido, de preferência “pisando no acelerador”. Historicamente, observamos um fenômeno que muitos economistas chamam de “guinada no vale”. A guinada ocorre após momentos de extrema crise e recessão. A pergunta é: você está posicionado para o crescimento pós-pandemia?

O posicionamento que a empresa ou marca assumir neste período será decisivo. Agora, sendo um profissional liberal, trabalhando sozinho, como garantir o crescimento ou, simplesmente, a manutenção de mercado? Em primeiro lugar, momentos de crise exigem decisões mais ágeis. Você precisará analisar o cenário semanal ou diariamente, dependendo de seu segmento de atuação.

A primeira pergunta que deve ser feita é: o meu modelo de negócio ainda é viável neste cenário? No caso da resposta ser negativa, será necessário se reposicionar e, para isso, minha dica é o formato utilizado em minhas mentorias de negócio. São 4 passos para refletir sobre seu negócio e pensar em novas estratégias de atuação.

Passo 1: Faça uma análise de seu cenário de atuação;


- Por que os clientes não estão consumindo, ou estão consumindo menos, meu produto ou serviço?

Passo 2: Revise o seu portfólio de produtos e serviços, seu público-alvo e preços;


- Estou divulgando meu produto ou serviço de maneira correta? É necessário reavaliar o produto ou meu público-alvo? Meus preços são condizentes com o mercado em que atuo?

Passo 3: Construa uma proposta de valor e um novo posicionamento adequado aos hábitos de consumo;

- O que eu entrego de valor para meus clientes? O que me tornaria único ou realmente diferenciado no meu segmento?

Passo 4: Formule planos de ação objetivos


- Quais as metas que quero atingir? Quais os prazos? Quem são os envolvidos que podem me auxiliar nos processos de transição?

Entenda a crise como um momento para repensar, redescobrir e ressignificar seu negócio. Promova mudanças que possam ser duráveis e possibilitem que você tenha processos melhores e entregue ainda mais valor a seus clientes. Sucesso!

O Ahead Coworking está situado na cidade de Apucarana Paraná e disponibiliza a locação de espaços compartilhados como sala de atendimento, reunião, auditório para cursos, palestras e workshops e estações rotativas de trabalho (workstation), além de serviços de escritório virtual. Fazemos parte do ecossistema de inovação da cidade, conectados as instituições de ensino superior e projetos de empreendedorismo e iniciativas de responsabilidade social.

Texto elaborado pela Profa. Dra. Thaís Jerônimo Duarte.

Navegah

Preencha seus dados para se conectar à nossa rede
e você já garante seu primeiro uso, por conta da casa

* Escolha Sua:



*Válido uma única vez por CPF a fim de promover a atividade empresarial a que está vinculado. Para atividade coletivas, será considerado Experiência Ahead apenas o primeiro uso de uma determinada empresa ou equipe, sendo desconsiderados cadastros subsequentes de demais membros da empresa ou equipe que visem obter usos gratuitos para o mesmo locador.