5 dicas para ter mais controle financeiro na sua empresa


Qual o seu objetivo financeiro: Você sabe onde quer chegar e como chegar lá?


De forma simples, ter um bom faturamento não significa necessariamente retorno financeiro. Antes é preciso alinhar os custos, prazos de compra de mercadorias com recebimentos das vendas, e se você compra matéria-prima em prazo menor e vende com prazos longos, você necessita de um capital de giro para bancar este prazo entre pagamento/recebimento.

Os processos internos estão alinhados?


Muitos consideram o departamento financeiro como o coração da empresa, outros o departamento comercial, enfim, eu penso que ambos não sobrevivem sozinhos, aliás todos os departamentos necessitam estar alinhados uns com os outros. Realizar uma venda para bater uma meta de faturamento sem estar devidamente alinhada com o propósito da empresa (prazo correto, qualidade, entrega no prazo), será simplesmente uma ilisão que pode comprometer toda a empresa.

Logo, todos os setores precisam estar alinhados entre si com base no conhecimento acerca da visão e missão da organização.

Como você analisa os números da sua empresa?


Olhar os números apenas pelo recebimento diário (fluxo de caixa) pode levar a uma ilusão. A regra que você precisa entender é a de que “nem sempre o fato de ter dinheiro em caixa significa lucro, ou então, a falta de dinheiro significa prejuízo”. Tudo depende da forma como você vende ou compra. Em outras palavras, é necessário buscar conhecer todos os custos reais de sua empresa, trabalhando sempre por meio do regime de competência e, com isso, evitando surpresas pouco agradáveis.

Conheça a realidade da sua empresa

Para traçar metas futuras é preciso um bom planejamento estratégico e o envolvimento de todos neste processo, sendo muitas vezes possível reduzir custos e melhorar produtividade apenas ouvindo a equipe.

Conheça seu ponto de equilíbrio


Tenha em mente quanto você precisa faturar para cobrir seus custos fixos e obter lucro em seu negócio.

Navegah

Preencha seus dados para se conectar à nossa rede
e você já garante seu primeiro uso, por conta da casa

* Escolha Sua:



*Válido uma única vez por CPF a fim de promover a atividade empresarial a que está vinculado. Para atividade coletivas, será considerado Experiência Ahead apenas o primeiro uso de uma determinada empresa ou equipe, sendo desconsiderados cadastros subsequentes de demais membros da empresa ou equipe que visem obter usos gratuitos para o mesmo locador.